
AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR, baseado na obra de GARY CHAPMAM
Em 2015, Reino Unido registrou 42 de divórcios em até cinco anos de casados
Hungria registrou 67%
Portugal registrou 68%
Bélgica registrou 71% e Estados Unidos 53%
As relações afetivas estão condenadas a perecer?
Estamos em um momento de transição, então invista um tempinho e leia esse material essencial para você que se relaciona com pessoas...
“Todos são criados com a mesma massa, mas não assados no mesmo forno “
Proverbio judaico
Homens e mulheres são fisiologicamente, socialmente comportamentalmente diferentes por natureza.
Site: abcnes 2004 publicou artigo: How gender Specific medicine could change Health Care
“Como a medicina especializada em cada sexo pode mudar os cuidados com a saúde”
Dra. Mariane Legato diz que mulheres são mais que seios e útero, na verdade todo o sistema orgânico incluindo cérebro, coração e vísceras e pele são diferentes dos masculinos de formas importantes.
Dr. Leonard diz que o psicológico de meninos e meninas são profundamente diferentes na maneira de ouvir, ver e de reagis ao stress desde o nascimento. Geneticista Huntingtin Willard diz que existem dois genomas humanos dos homens e das mulheres.
As mulheres tem mais câncer de pulmão e cálculos biliares. Menos câncer no pâncreas.
(Fonte: Male and Female Realites, Joa Tannenbaum e The Female Brain, de Louann Brizendine)
Temos ainda diferenças sociais
Atributos sociais baseados no sexo:
Homens
- Força, agressividade;
- Competição e superioridade;
- Independência;
- Esconder e negar emoções;
- Concisos e concentrados.
Mulheres
- Forte desejo de relacionamentos monogâmicos;
- Consenso, harmonia, evitar conflitos;
- Atenção a detalhes, boas habilidades motoras;
- Sólidas aptidões verbais e sociais;
- Intuição e capacidade altamente desenvolvidas para avaliar pessoas.
Diferenças comportamentais :
Mulheres
- Busca encher;
- Deseja experimentar o amor;
- Faz de coisas pequenas grandes;
- Deseja ser compreendida;
- Deseja ser possuída;
- Estimulada pelo elogio;
- Reúne;
- É uma tempestade de luz;
- Espera;
- Lembra.
Homens
- Busca esvaziar;
- Deseja experimentar a liberdade;
- Faz de coisa grandes pequenas;
- Deseja ser apreciado;
- Deseja liberdade;
- Estimulado pelo desafio;
- Ele sai;
- É uma tempestade de paz;
- Vamos lá!;
- Esquece.
E para compreender ainda mais, o doutor Gary CHAPMAM em sua obra: As cinco linguagens do am he Languages of Love, de Gary Chapman, 1995, 188 páginas.
Título original: “As cinco línguas do amor”
O livro The Five Love Languages faz parte da lista dos mais vendidos do New York Times desde 2009.
No Brasil, o livro 5 linguagens do amor foi lançado pela editora Mundo Cristão.
Revelou após seus 30 anos com atendimento de casais, outras informações de relevância para você ter mais consciência de quem é e que seu par pode transitar numa linguagem completamente diferente, então entre agora em estado de alerta e siga com esse conteúdo que pode mudar sua forma de se relacionar e o mais importante mudar completamente os resultados de suas relações.
Já aconteceu de você vir feliz, com uma empolgação as alturas para fazer uma surpresa para seu ente amado e até investiu para isso ser muito especial, e ao transmitir a pessoa interpreta tudo completamente diferente de sua intenção? e até mostra irritação com você?
Saiba, esse é o maior dano das relações humanas e para as relações afetivas é fatal, é o inimigo invisível que provoca brigas, desentendimentos, desgastes e afastamentos, afinal, se somos tão diferentes faz sentido que a forma de nos comunicar também possa ser diferente para que o significado e a intenção de cada parte da relação possam ser compreendidos?
Dr. Gary chamam aponta as cinco linguagens do amor, como as cinco formas que cada um de nós funciona você e seu amor podem se amar e muito e ainda assim ter uma comunicação amorosa diferente, nenhuma melhor ou pior simplesmente diferentes, e isso é uma grande oportunidade para você desenvolver novas habilidades.
AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR
1. PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO:
Você acredita que uma ação vale mais que mil palavras? Se sim, pode ser que seu par acredite que não, ou se você não acredita nisso, pode ser que seu par acredite que sim. E é exatamente aqui a primeira linguagem que muitas pessoas usam em suas relações.
Para algumas pessoas a validação de sua importância na relação está vinculada a receber declarações, afirmações positivas, elogios, bilhetinhos, agradecimentos, ou seja, receber de seu par o destaque de sua importância, e mesmo que você levou o pet para passear, realizou tarefas em casa, arcou com despesas e até ofereceu luxo, isso não é sentido como nutrição amorosa sem que você diga isso de formas diferentes e com continuidade.
Saiba para pessoas que estão aqui, exercem uma linguagem primária e se sentem realizadas quando recebem seu apreço, elas são naturalmente detalhistas, cuidadosas, prestam atenção nas pessoas ao redor, se comunicam com gentileza e atenção até com pessoas fora de seu campo de intimidade.
Se esse é seu caso, ou da pessoa que você está se relacionando, os segredos para investir do jeito certo é:
- Tenha empatia, demonstre que você acompanha a jornada dela nos momentos de desafio e de conquistas e que está para apoia-la (isso é diferente de oferecer sugestões fáceis ou simplificar demais o que ela está vivendo, sinta o que ela deseja receber de você, muitas vezes são palavras de apoio, de motivação)
- Entregue apreciação. Seja especifico. Exemplo: eu amo quando você se veste assim; quando você faz isso eu adoro... eu te amo (de formas e em situações diferentes). Mas, lembre usa a verdade, não finja o que não senti
- Valorize também no ciclo social comum de vocês na medida certa, sem exageros ou constrangimentos
- Termos carinhoso: Maravilhosa, lindo, anjo (desde que você use exclusivamente para seu par)
- Desenvolva diferentes formas de mostrar apreciação e carinho
- Elimine assuntos controversos.
ESCOLHAS QUE DESTROEM A RELAÇÃO COM PESSOAS QUE TEM A LINGUAGEM DO AMOR VOLTADA PARA PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO
Posturas desanimadas, sem entrega, sem energia.
Mau humor. Como é desgastante estar ao lado de uma pessoa sem humor.
Re-Clamação (repetir a ação), trazer à tona o que tira o clima, energia, clamar o que não edifica.
Sarcasmo, falas depreciativas, aspereza, grosseria, julgamento, critica são ferozes para esfriar essa relação.
Pessoas que operam POR TEMPO DE QUALIDADE ou sinônimo de UNIÃO, CONEXÃO, estar junto
Esse perfil tende a entregar-se, apoiar e “ajudar” Outras pessoas mesmo se não for pedido
O seu ponto de sentir maro, é receber tempo, estar perto, e não se trata de estar “grudado” o tempo todo, estar junto sem dividir sua atenção com celular, rede social, assuntos de seu trabalho e somente seus “desafios, seus assuntos e tantos distratares”.
É reservar parte do tempo legitimo para essa pessoa e tempo de qualidade, ouvir, estar, ser sentido de fato, ter foco em pontos de vocês dois durante o momento que estão juntos fisicamente ou a distância.
ESCOLHAS QUE DESTROEM A RELAÇÃO COM PESSOAS QUE TEM A LINGUAGEM DO AMOR VOLTADA PARA PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO
Elimine celular, TV (Salvo se estão assistindo juntos): tecnologia, distrações, e se mostrar desatento, trazer assuntos fora da relação.
3. TOQUE FISICO: Linguagem do carinho, da proximidade física
Até a liberação de oxitocina que é hormônio do bem estar que traz a sensação de “segurança”, e se o seu amor tem essa linguagem para ele é essencial a proximidade física, andar de mãos dadas; assistir a filmes abraçados, sentar ao lado, receber beijos inesperados, estar perto nos momentos apropriados.
4. ATOS DE SERVIÇO: é o estar atento as questões que envolve bem estar
Temos muitos maridos e esposas que demostram seu afeto cuidando da casa, consertando ou melhorando o lar, cuidando do carro, arquivando os documentos, são pessoas que expressam seu afeto cuidando, provam seu amor realizando tarefas pelo bem comum do casal, e podem não expressar verbalmente por esta não ser sua habilidade nata, mas sim amam realizando.
5. RECEBER PRESENTES:
O próprio termo já diz tudo oferecer presentes, e isso significa além do lado material, e sim saber que foi lembrada(o), que você dedicou seu tempo investindo em algo faz seu ar sentir se especial, amado, envolve uma sensação de tempo, ter lembrado, decido e executado a busca de algo por ela, para várias pessoas essa é uma expressão de amor que prova sua presença mesma que à distância, em suas viagens há uma conexão sendo nutrida.
O que destrói uma pessoa que tem sua linguagem do amor em receber ou oferecer presente
- Você esquecer datas importantes como aniversários (seja dela ou mesmo a data que se casaram, que se conheceram etc.), e esquecer aqui envolve também a simples saudação: “feliz aniversario amor” e você simplesmente não se dedicou a entregar uma rosa, uma surpresa (esperada).
-Entregar um presente e você não demonstrar gratidão ou reconhecimento.
-Dar presentes fáceis que não exigiram de você um gesto especial.